terça-feira, 14 de junho de 2011

Platão e sua pedagogia.


Assim como é falado na educação na Grécia antiga (no capítulo 2 do livro de Aníbal Ponce), o filósofo Platão tem uma grande importância no campo educacional. E acredito que um outro autor, Bogdan Suchodolski, nos mostra alguns feitos desse pensador. Como mostra o trecho a seguir: "A sua importância capital na história espiritual da Europa resulta não só de ter sido por diversas vezes ponto de partida de várias correntes filosóficas, desde a época helenística do Renascimento, (...)" (SHUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. pp.18).

Vamos então pontuar alguns de seus feitos:
  1. Platão nos ensinou a diferenciar o mundo das idéias perfeitas (real, verdadeiro) do mundo das sombras (irreal, inconstante);
  2. Distinguiu no próprio homem o que pertencia ao mundo das sombras (corpo, desejo, sentidos,etc.) e ao mundo das idéias (espírito na sua forma pensante);
  3. Essas distinções conduziram a pedagogia da essência a não tratar de tudo o que é empírico no homem e a conceber a educação como medida para desenvolver no homem "tudo o que implica a sua participação na realidade ideal, tudo o que define a sua essência verdadeira" (SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. pp. 19);
  4. Pode-se dizer que foi com Platão que a pedagogia da essência teve seu início;

Vídeo sobre Platão e sua pedagogia:



Observação sobre a Academia de Platão (tirada do site: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/socrates/escolassocraticas.htm ).

Academia de Platão:

Platão fundou em Atenas (387 a.C.) a Academia e foi discípulo de Sócrates. A Academia era uma escola filosófica que se situava junto das muralhas de Atenas no bosque Heros AKademos, devido ao nome deste bosque Platão deu o nome de Academia à sua escola.

Mosaico do Museu Nacional de Nápoles, que representa uma reunião de Filósofos na Academia ateniense fundada por Platão:

A escola de Platão, era uma instituição devotada a estudos superiores. Não se entrava na Academia para tirar um curso de determinados anos. Entrava-se, saí-se, ficava-se o tempo que se quisesse. Não havia carreiras, exames, cursos com limites. Ía-se para aprender, para ensinar. O objectivo da pedagogia platónica era conseguir uma elite altamente qualificada, capaz de agir com eficácia em tarefas de responsabilidade. Este objectivo, segundo Platão, só seria possível por meio de uma aprendizagem escalonada e prevista até ao último pormenor, com um programa de estudo que ía até aos 50 anos. Pela primeira vez agrupavam-se as disciplinas em ramos diferentes. Na Academia houve sempre a preocupação da realidade sensível e das ideias e no início a frequência era gratuita, mas pouco e pouco foram-se cobrando propinas para cobrir as despesas causadas primeiro que tudo, pelos alunos que viviam na instituição. A Academia representou um ponto de partida para a formação de novas instituições educativas atenienses.
Na ideia de Platão existia a noção de imortalidade da alma que permitiria aos seres humanos terem uma vida anterior e outra posterior à vida material, além disso acreditava que o comportamento concreto do indivíduo seria, a ideia de que o homem depois da morte recebe um prémio e um castigo pelas boas acções e más acções. Platão empenhou-se em criar condições para que a sua escola continuasse quer em sentido físico quer espiritual depois da sua morte. Platão nomeou o seu sobrinho Espeusipo para lhe suceder após a sua morte. Platão morreu em 348 a.C. Em 338 a.C. foi a primeira vez que os elementos da Academia elegeram o seu Reitor. A Academia foi encerrada pelo Imperador Justiniano em 529 d.C.


Um comentário:

  1. Muito boa publicação! Nós educadores recomendamos que questões históricas voltadas para política, sociologia e filosofia sejam colocadas em pauta. A filosofia e seus marcos históricos são a base para não alienação.
    Interessante as ideias de Platão para uma educação mais livre, voltada para a busca de virtudes da alma, reflexões, diferente das ideias sofistas da época. Leia 'o mito da caverna' e entenderão mais afinco das ideias desse mestre filósofo.

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